Translate

quinta-feira, 7 de março de 2013

O segredo para se tocar bem

Aulas de cavaquinho, banjo e violão

O segredo para se tocar bem


Coordenação motora manual. É a capacidade que possuímos de coordenar nossos movimentos de forma precisa com nossas mãos. É aqui onde está o “segredo” de toda a técnica para se tocar bem. Pelo sistema que desenvolvi, pude reparar que alguns indivíduos necessitavam de alguns exercícios preparatórios, para que desenvolvessem essa habilidade. Não há nenhum dom extraordinário, existe sim “uma mão muito bem treinada”. Seja destro ou canhoto, você  será capaz de treinar através dos diversos exercícios que serão realizados e obter uma capacidade de tocar com suas mãos como você nunca imaginou que conseguiria.
Exercícios de digitação, execução de arpejos, escalas, montagem e mudança de acordes. Atividades de fortalecimento e independência para os dedos.

Reparei que muitos alunos começavam a desanimar durante o curso pois tinham muita dificuldade em realizar a montagem de acordes , na digitação dos solos e palhetadas. Mas por que ? Pois não fizeram um trabalho anterior de coordenação motora e fortalecimento da mão,  antes de avançarem na parte técnica com o instrumento. Cabe ao professor identificar essas dificuldades e passar ao futuro instrumentista exercícios que desenvolvam sua coordenação manual. Força e precisão são necessárias para se tirar um som “limpo” do seu instrumento. Aqui você vai treinar sua mão e seus dedos para que te obedeçam e possam transformar sua técnica em música.



Roger Santos é carioca, multi-instrumentista. Toca cavaquinho, violão de 6 cordas, banjo e guitarra. Teve sua formação musical iniciada aos 8 anos com o professor Acyr e posteriormente  através da  Escola de Música Villa-Lobos, estudou também com grandes mestres do instrumento Márcio “Hulk” , Inês Perdigão (Conjunto Choro na Feira), Ubiratan, Índio do Cavaquinho, Maurício Carrilho,  Jayme Vignoli e Luciana Rabello (EPM) na Escola Portátil de Música (EPM) da UFRJ. Compõe e atualmente ministra aulas de seus instrumentos e cursa produção musical. Contato (21) 9881-6543/8239-4181 ou através do seu site em 
http ://www.socordas.net


Um comentário: